Projeto Academia na Praça 60+ vai virar lei... 

O projeto de lei, Programa Academia na Praça 60+, de autoria do vereador Lamé (PCdoB), foi deliberado pelos vereadores de Guarulhos, dia 5/12.

Criado pelo então Secretário de Direitos Humanos, vereador Lamé,  em 2019 começou com 10 núcleos e este ano, 2024, acontecem em 32 locais espalhados por toda cidade de Guarulhos e atende mais de 3 mil pessoas.

As atividades acontecem em praças públicas e próprios municipais, como CEU e UBS. Ocorrem de duas a três vezes por semana.

Profissionais de Educação Física, com experiência em atendimento ao idoso e devidamente credenciados ao CREF (Conselho Regional de Educação Física) ministram as aulas e avaliam os resultados.

SAÚDE 
A prática de exercícios físicos regulares ajuda na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, na queima de calorias, no controle da diabete e no fortalecimento muscular e ósseo. Melhoram a capacidade pulmonar e a flexibilidade das articulações, aumentam a auto-estima e o bem-estar, reduzem o estresse além de estimular o convívio social, este de grande importância para o bem estar da pessoa na terceira idade fazendo com que se sentam mais motivados a participarem de diversas atividades - sejam elas físicas, sociais ou de lazer.

O sedentarismo é considerado um grave problema de saúde pública, uma vez que é fator de risco para o desenvolvimento de diferentes problemas de saúde, tais como diabetes, obesidade e hipertensão. Reduzir o sedentarismo é fundamental para a melhora da qualidade de vida e para evitar doenças. 



ESTATÍSTICA
Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2024), o município de Guarulhos conta com quase 15% da população com mais de 60 anos, representando pouco mais de 180 mil idosos que moram na cidade. A previsão para 2050 é que esse número se aproxime dos 25,34%, isto é 387 mil, e a cidade deve estar preparada para oferecer qualidade de vida para essa população.   
Sabemos o brilhante trabalho que é desenvolvido com os idosos deste município, porém ainda temos em nível de Brasil uma carência muito grande de programas e projetos que se preocupem com a saúde e o bem estar da pessoa idosa. 

Assim, preocupados com a saúde da população idosa deste Município e a importância de atividades físicas para o público desta categoria, é que apresentamos o referido projeto de lei para que este programa seja uma política pública perene.